terça-feira, setembro 19, 2006

Freud

Faço terapia uma vez por semana há quatro anos.
Nem sempre gosto. Tem dias que tenho vontade de jogar o psiquiatra pela janela.
Mas, na maior parte dos dias vale cada um dos R$ 200,00 que custam a sessão.
Hoje foi um desses dias.
Aprendi e ouvi coisas que precisava.
Algumas delas:
1. Os desejos só são esquecidos após realizados. Se não forem realizados ficarão sempre os perseguindo.
2. Os caminhos são construídos a medida que caminhamos....

Tudo isso tem uma fundamentação psiquiátrica que não me cabe sustentar aqui. A explicação teria que passar pelos mecânismos de amadurecimento, de formação do id e do self, da compreensão do rigor do superego e da evolução da espécie humana.

Mas aqui não interessa. O que interessa é que valeu a tarde. Consegui entender um pouco o processo pelo qual estou passando e como buscar modos mais saudáveis para enfrentá-lo.

E para finalizar, o homem ainda cita Fernando Pessoa:
Ele me disse: "Mônica, lembre-se que Tudo vale a pena, se a alma não é pequena..."


Obs. Sim, Tipático, tenho certeza que o poema é do Fernando Pessoa.
:*

2 comentários:

D. disse...

R$200??????? cacete. eu pagava R$70 e achava um roubo. com esses R$800 por mês eu cuidaria dos meus cabelos, guardaria pra viajar, comprava roupas, cuidaria da minha pele, compraria livros, sairia mais com os amigos. mas ok, essa sou eu, que tive uma péssima experiencia com terapia.

Mônica disse...

È Dani..é muito dinheiro. Mas é uma forma de cuidar de mim né? E me fez aprender a conseguir fazer as outras coisas também...
Também tinha tido outras péssimas experiências com terapeutas anteriores. Agora é essêncial. Tenho encarado como um investimento. E tem sido um investimento positivo..rsss.
E ainda tá dando pra viajar, comprar livros, sair com amigos..rsss.também não to abrindo mão disso