domingo, dezembro 28, 2008

Esse ano eu quero paz no meu coração


Aprendi com minha mãe, ainda adolescente, todo último dia do ano fazer uma lista de coisas que queria conquistar no ano seguinte. Fiz isso durante muito tempo. Pedia de tudo: terminar a faculdade, conquistar um amor, comprar um carro, uma casa, um bom emprego, saúde, independência financeira, viagens... A cada ano que conquistava algo, ia cortando da lista e acrescentando novos desejos.

Não sei quando parei de fazer isso. Faz alguns poucos anos. Talvez por achar que eu pedia demais e dava pouco em troca. Talvez por chegar um ano em que todos os desejos da lista já tinham sido contemplados.

Esse ano preciso recomeçar a fazer minha lista de desejo. Diferente das que eu costumava fazer. Foi um ano muito duro. Um ano de perdas, de muito choro, de bastantes atribulações. Um ano que tive que reaprender a lutar sozinha. Senti-me sozinha, ilhada, cansada. Mas, costumo dizer que foi um ano de plantar. Sempre soube que na vida há tempos de plantar e tempo de colher.

Esse ano deve ter sido o ano de preparar o terreno para novos cultivares. Cortar os velhos galhos, limpar as pragas que impregnam os canteiros. Foi tempo de adubar.

2009 deverá ser o ano de regar o novo cultivo e se der tempo, de colher os frutos. Por isso a lista desse ano será:

- Gargalhar até a barriga doer.
- Regozijar com pequenos ganhos.
- Amar sem medo de ser feliz.
- Chorar só se for de emoção.
- Curtir minha família durante todos os minutos possíveis.
- Ter muita força e paciência para enfrentar os desafios do trabalho.
- Dormir tranqüila, sem nada a me preocupar. (nem com tirar a maquilagem)
- Ter paz, muita, muita paz.

Desejo isso para mim e para você!
Feliz 2009.

Nenhum comentário: