quinta-feira, julho 16, 2009

Motivação


O que te faz levantar da cama de manhã?
Essa foi a questão de pesquisa de um aluno que orientei alguns anos atrás. Na verdade, ele queria saber qual a motivação dos enfermeiros para irem trabalhar todos os dias, já que trabalham diariamente convivendo com a dor, a morte, o sofrimento e a doença alheia. As respostas foram muito variadas, indo da falta da motivação até os motivos vindos pela realização profissional, pelo salário, pela possibilidade de ajudar alguém.
Naquela época me fiz a mesma pergunta e achei como resposta o amor que sentia pelo trabalho que fazia, a realização profissional, a boa remuneração, o reconhecimento que consegui em todos esses anos de vida profissional, as amizades que conquistei no mundo do trabalho.
Mas, hoje me fiz a mesma pergunta e não gostei muito da falta de respostas que encontrei. Comecei a me dar conta que não tenho mais vontade de sair da cama pela manhã. Já saio contando as horas que faltam para voltar. Esses dias falando com um amigo pelo msn disse que naquele momento faltavam sete horas para eu voltar para casa. Ele perguntou onde eu estava e eu respondi que estava em casa, mas que estava saindo para o trabalho já pensando no retorno.
Preciso voltar a achar motivos para mudar essa situação. Preciso voltar a me apaixonar pelo que faço. Talvez precise voltar um passo atrás na minha carreira, já que desde que assumi um alto cargo me afastei das coisas que gostava de fazer. Ou preciso fazer com que essa fase seja menos sofrida para mim. Preciso me adaptar ao processo de tomada de decisão. Preciso não sofrer ao tomar decisões que influenciam tanto na vida alheia. Preciso não levar tudo tão a sério.
Na verdade, preciso da sensação boa da vontade de sair correndo da cama para buscar um sonho.
E tu, o que te faz sair da cama pela manhã?

2 comentários:

Clari Ro. disse...

O relógio. E às vezes, não é falta de amor pelo trabalho, é cansaço. Tudo que é demais, enjoa. O segredo é saber dosar as coisas. Agora, quando a gente só trabalha, daí a gente quer fazer qualquer coisa, desde ir ao supermercado, encarar fila de banco, cortar o cabelo, dormir até mais tarde, enfim, tudo que não seja acordar pra encarar mais um dia cheio. :-)

Vica disse...

O que me faz sair da cama de manhã é pensar que se eu não saio, não vou ter dinheiro no final do mês. :(